Branding Arquetípico
Marketing Digital
O que é branding e qual a sua importância?
Quando falamos em construção de marca, marketing e arquétipos, muitas pessoas fixam apenas no símbolo gráfico, o logotipo.
O logotipo é a representação visual de uma empresa. Um produto ou serviço com a função de identificá-la e distingui-la de um modo imediato.
Para isso a construção da marca deve existir.
Branding
Você já ouviu falar em branding? Sabe o que é e como pode ser importante para a sua empresa? Vou te explicar tudo de forma bem amigável e com exemplos práticos!
O branding é o conjunto de estratégias que busca criar uma identidade única e forte para a sua marca. Isso inclui desde a identidade visual até a forma como a empresa se comunica com o seu público. É como se fosse a personalidade da sua marca, que a diferencia da concorrência.
Marca é o conjunto de valores, percepção e experiência que ela representa para o seu público. Com isso, a marca não é somente o símbolo, mas sim, a representação de um todo perante ao seu nicho de atuação e também ao seu público.
Pensa em algumas marcas que você gosta e admira. O que te vem à cabeça? Provavelmente a logo, a identidade visual e a comunicação da empresa, certo? Isso é resultado de um bom trabalho de branding! Quando uma marca consegue criar uma identidade forte e coesa, ela se torna mais fácil de ser reconhecida e lembrada pelos clientes.
Vou te dar um exemplo: a Apple. Quando você pensa na marca, o que vem à mente? Provavelmente a maçãzinha, certo? Essa é a identidade visual forte que a marca criou. Mas não é só isso. A Apple também tem uma comunicação clara e objetiva, que é reconhecida em qualquer lugar do mundo. Tudo isso é resultado de um trabalho de branding bem executado. Quando você vê a representação visual (logotipo) você associa tudo que a marca representa.
O branding consiste em: Planejar e formalizar como o seu cliente vai perceber a marca, o que ele sentirá com a sua empresa.
Você com certeza consegue pensar em 2 empresas distintas que fornecem o mesmo serviço ou produto, certo? Qual a sua percepção sobre uma marca e outra? Exemplo: Nike e Puma consegue perceber a diferença que é uma empresa e outra para você? Boticário e Sephora.
Até mesmo se você pensar em 2 supermercados da sua cidade, você consegue ter mais apreço por um do que por outro! Por que isso acontece? Pelo branding! Por como aquela empresa se apresenta, distribuem seus produtos, cria suas imagens, cores que utilizam, tom de conversa, tipos de promoção para um tipo de público específico.
Para finalizar é sempre importante ressaltar que para qualquer empreendedor o branding não é algo formulado de forma rápida, é preciso analise e estudo com o cliente para saber de fato com que tipo de cliente ele quer se conectar: faixa etária, renda, posição social, gênero, tudo isso é o branding da sua empresa.
E o que significa arquetípico? Significa que vamos um passo além. Todos os comportamentos e interesses, bem como tipos de produtos que o seu cliente se conecta estão em um modelo. Para que consiga entender melhor veja: Todos fazem parte de uma “tribo” já percebeu? Baseados nos mesmos interesses – Existem as pessoas que se interessam por Harley Davidson e as pessoas que nem de moto gostam! As pessoas que tem interesse por Harley Davidson, seus comportamentos e tudo o que as interessa, não é o mesmo de quem se interessa por uma SUV ou uma caminhonete, que também são interesses , gostos diferentes. As pessoas gostam daquilo que despertam nelas, quais sentimentos são despertados. Existem pessoas que se você tem um tom explicativo, com muita coerência e pronuncia correta, para um tipo de público, não será bem apreciado, já outro, se você tem um tom simpático demais, verão a sua empresa de outra forma! Para tudo isso existe um padrão arquetípico, um modelo existente que, se sua empresa aplica corretamente em sua marca, será exatamente como o cliente quer. Será como o cliente vai perceber, ver a sua empresa. Logo, você alinhará o produto que o cliente precisa, com a sensação com a percepção que ele gostaria, pois, isso o agrada.
Leia mais abaixo sobre arquétipos de marca
Marketing Digital
Arquétipos de Marca
Os arquétipos de marca são baseados em padrões universais de comportamento humano e representam personalidades e valores que são facilmente reconhecíveis e ressoam com as emoções do público-alvo. Eles são uma poderosa ferramenta de branding, permitindo que as empresas criem uma imagem de marca autêntica e duradoura que se destaca da concorrência e cria conexões emocionais com o público.
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