Start Digital – Passos

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O Que Devo Saber?

Para entender como o marketing digital funciona e utilizá-lo em sua empresa é necessário entender alguns fatores:

O marketing digital funciona através de estratégias pensadas antes mesmo dele começar;

 

Conteúdo – Estrutura – Produto

 

De muito pouco adianta apenas ter uma estrutura como um site ou uma landing page se você não trás seus clientes até ela.

Seria a mesma coisa de ter uma loja física e ninguém entrar.

Muito pouco resolve ter apenas o conteúdo e não ter onde vender;

Seria a mesma coisa que ter um produto e não aceitar pagamento e nem facilitar a forma do cliente pagar.

 

No físico, as pessoas divulgam através de faixas, placas, carros de som…

Na internet, isso não é possível, no lugar então se utiliza: Criativos (imagens que chamem a atenção), Vídeos que fixam e interagem com o cliente e conteúdo enriquecedores, Artigos, que envolvem seu cliente. Cadastros, que são o seu banco de dados inicial.

 

No físico, geralmente as pessoas levam o seu cartão, você aparece no rádio, tv e no boca a boca, na internet isso ocorre através das ferramentas e anúncios – chamados ADS

  • Facebook Ads
  • Youtube Ads
  • Instagram Ads
  • Google Ads

 

Todas essas ferramentas, para que consigam funcionar elas precisam de um Local, onde elas captam esse cliente e aonde esse cliente vai, ou seja, sua empresa, sua estrutura, seu site.

 

Essas mesmas ferramentas te dizem se as pessoas estão visitando sua empresa, se estão interagindo com sua empresa, qual o volume de pessoas entrando na sua empresa e quem são essas pessoas.

 

 

Quando essas ferramentas têm um número de clientes “preenchido”

Quando seu meio de divulgação (redes sociais) tem um número de clientes (seguidores)

Quando sua empresa está estruturada (seu site, sua plataforma)

É hora de oferecer aos seus clientes uma oferta, um conteúdo a mais, um produto, uma promoção, um serviço. E onde estão seus clientes?

 

Dentro das ferramentas instaladas na sua empresa!

 

Essas ferramentas funcionam em conjunto com sua empresa, que funciona em conjunto com seu conteúdo nas redes sociais.

 

Essas ferramentas funcionam como um banco de dados da sua empresa, onde armazenam os dados dos seus clientes.

 

Assim como no físico, (uma auto elétrica por exemplo), você sabe qual carro arrumou, quais peças foram utilizadas, valores gastos, peças e consertos feitos, ou seja, você tem um arquivo com tudo isso, na internet é do mesmo jeito. Só que seu arquivo é inteligente.

 

Ele armazena os dados daquele cliente por muito tempo e quando você tem algo a oferecer, esse arquivo consegue entregar para aquele cliente que já te visitou.

 

Aquele arquivo relembra o seu cliente da sua empresa. Seu arquivo junto com outras ferramentas de anúncios, acha outros clientes para você e diz assim: Olá fulano, lembra da empresa X, olha só quanta novidade!

Olá, ciclano. Você já conhece a empresa Y? Você possui um Carro A, certo? A empresa Y, tem tudo que seu carro precisa com o melhor preço, se você não a conhecer, vai perder dinheiro.

As ferramentas entregam o que você tem a oferecer diretamente para o seu cliente que mostrou interesse no seu produto ou serviço. E, pode encontrar novos clientes que se interessem pela mesma coisa. Esse mesmo arquivo, por ser inteligente, consegue buscar pessoas que sejam parecidas com aquele cliente em meio a internet.

Por exemplo: Se seu cliente que fez o reparo no carro BMW e trocou os pneus, você tem uma oferta DE PNEUS PARA UMA BMW – Essas ferramentas, esses seus arquivos, conseguem achar outros clientes que também tenham BMW. Aumentando assim suas chances de vender mais pneus, de mostrar o pneu da BMW para quem tem BMW!

 

Troque os pneus para outros produtos e serviços, troque o reparo no carro por comportamento digital, ou seja, se você fala sobre comidas fitness por exemplo, o mesmo acontece.

 

 

Se você fez um conteúdo que a pessoa se interessa por algo fitness, ela viu e entrou na sua empresa para ler, ver ou saber mais, o arquivo (a ferramenta) o robô da internet o “arquivou”. Assim que você quiser enviar uma oferta de um produto fitness para um cliente, você pode abrir o arquivo e utilizá-lo, usar a inteligência dele para achar outras pessoas que também gostem de produtos fitness, que se comportem igual aquele cliente que viu sua empresa.

 

Portanto, para se construir uma empresa digital, se você é iniciante ou novo no mercado digital, é preciso saber que uma coisa está ligada a outra.

 

As ferramentas são de extrema importância, pois, é através delas que sabe se algo está dando certo e pode melhorar ou se a estratégia não está funcionando.

 

As ferramentas podem ser instaladas em um único local, na SUA empresa, você não pode instalar seu arquivo, suas ferramentas na empresa de outra pessoa, como as redes sociais, WhatsApp e outros.

 

Sem que as pessoas saibam de você fica difícil te encontrarem.

Existe meios disso acontecer através das pesquisas dos google, mas hoje em dia, as redes sociais facilitam isso também.

 

Se sua empresa não está onde todos estão, onde fazem buscas, onde procuram, onde ela está?

 

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Se você é um empresário, criador de conteúdo ou produto digital, um profissional liberal ou tem uma empresa no físico e começa sem saber desta Tríade, sem ter um banco de dados, um arquivo dos seus clientes;

Como vai oferecer seus produtos e serviços a eles?

 

O conteúdo diferenciado, que agregue valor, que utilize os meios de atrair a atenção do seu cliente são de extrema importância e devem andar junto com uma forma de medir se isso está funcionando ou não.

 

Nada pode ser melhorado se não pode ser medido.

O marketing não funciona no achometro, funciona através de dados e métricas.

 

E o que é necessário para iniciar e se destacar?

 

Pensar no seu cliente!

Pensar como seu cliente.

 

Se você visa apenas o seu bolso, dificilmente consegue gerar algo de valor. Se enxerga seu cliente como número, dificilmente vai fazer algo que envolva.

Se percebe que seu cliente é quem manda no seu negócio, você entendeu o valor do seu cliente. Você cria produtos que curem, que resolvam de fato o problema do seu cliente, você sabe o que seu cliente precisa.

Você começa a conhecer sua persona.

 

Quando você vai iniciar um projeto, quem aquele projeto vai ajudar? Para qual tipo de pessoa aquele projeto serve?

 

A palavra é PLANEJAMENTO

 

  • Primeiro ponto: Quem é meu Cliente e do que ele precisa?

 

  • O que aquele cliente precisa que eu posso oferecer?

Aqui você está definindo sua persona.

 

 

  • Onde aquele cliente está? Ele está nas redes sociais? No google? Quem não está?

 

  • Quem são os meus concorrentes? Analise seus concorrentes, sempre!

 

  • Por que meu produto se diferencia do meu concorrente?

 

  • Como eu faria para que aquele cliente do meu concorrente se interessa-se pelo meu?

Aqui é a análise de mercado

 

 

  • Onde vou levar esse cliente? Como vou recepcionar esse cliente?

Aqui você cria sua empresa, sua porta de entrada.

 

Como vou acompanhar se esse cliente foi bem recepcionado, se ele gostou, se irá voltar e como obtenho seu contato para atendimento, visitas posteriores?

Ferramentas Web – Análises de Métricas e KpIs

 

  • Como vou fazer com que ele venha mais vezes e avise outras pessoas?

 

Conteúdos enriquecedores, de valor, que seu cliente descubra algo, aprenda algo e conheça sua marca.

 

  • Como ofereço meus produtos e serviços a ele?

Anúncios através do Tráfego orgânico e pago que estão contidos no seu banco de dados, nas suas ferramentas dentro da sua empresa. Os anúncios Ads.

 

 

Pontos para iniciar;

 

  • Saber onde quer chegar e o que irei oferecer;
  • Criação de empresa (plataformas, sites, landing pages)
  • Criação de redes sociais profissionais (facebook página, instagram conta profissional)
  • Persona: Saber quem é o seu cliente, faixa etária, gostos e problemas que gostaria que fossem resolvidos
  • Quem faz a mesma coisa que eu faço? Como me destacarei?
  • Conteúdo: Com essa base começa a criar seu envolvimento em torno disso. Vídeos, criativos (Criativos e não copiativos, estão cansados de ver mais do mesmo)

Seu envolvimento é importante, a não ser que sua empresa já seja conhecida, aí são ângulos mais específicos e em escala a serem analisados.

Quando seu cliente ou possível cliente te vê, ele passa a confiar mais em você. Sua figura torna-se importante para ele. Seu conteúdo passa a fazer parte do cotidiano dele. Porém, de nada adianta se você o envolve sem engajamento, sem uma ação. Seu cliente faz de você uma nova emissora, apenas. Se você não envolve, não das ações, não desperta o seu cliente para algo, ele acredita que você seja apenas mais um. Você será apenas mais uma bolinha no Instagram, apenas mais uma pessoa tentando ganhar a vida na internet e será rapidamente pulado com o dedo.

 

Envolva seu cliente, o forneça conteúdos em que ele preste a atenção, que ele veja valor em perder 1 “episódio” – Leve-o para sua empresa, dentro da sua empresa você poderá criar conteúdos exclusivos para ele, por exemplo, (ter uma plataforma de assinaturas com conteúdos exclusivos e possivelmente um aplicativo para facilitar o acesso) e, como ele já viu valor em você, já te segue. Para ele, perder seu conteúdo, fará falta.

Você fidelizou seu cliente.

Quando for anunciar, seu cliente já irá te reconhecer, você saberá para quem anunciar.

 

O que é melhor, ter alguém já interessado no seu conteúdo e você saber disso ou apenas buscar sem medir ou saber onde eles estão?

Quando seu arquivo sabe do seu cliente você o utiliza ou não?

As ferramentas te auxiliam a entregar uma oferta para aquela pessoa que tem interesse no seu produto. Email Marketing, cupons, promoção, conteúdos para novas visitas, notícias, conteúdos exclusivos e como? Criando uma base, passando pela tríade.

Conteúdo – Local – Produto.

 

Tenha uma estrutura sólida, interligue as ferramentas da web – Google-Facebook-Instagram e Youtube a sua empresa, faça seu banco de dados desde o primeiro dia e utilize o arquivo em campanhas futuras e iniciais de engajamento.

 

Uma boa estrutura não se constrói sem um bom alicerce.

 

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